Filho de família pobre, Luis Carlos Heinze nasceu em Candelária, na região central do estado gaúcho. Seu pai, além de um modesto dono de bar, era vinculado às coisas da terra – legado herdado de seus antepassados oriundos da Alemanha.
Desde guri, teve a mesma vocação. Na juventude, fez o ginásio agrícola em Candelária, ingressou no colégio técnico de Alegrete e, anos mais tarde e após enfrentar muitas financeiras, se formou em engenharia agronômica na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.
Como deputado, Heinze sempre foi um parlamentar resolutivo, que insistia em mudanças capazes de beneficiar a vida de muitas pessoas e de fortalecer os setores produtivos. Gosta de ver os problemas resolvidos e de lutar para que a economia faça surgir oportunidades para todos. Depois de consolidar seu próprio escritório de planejamento em São Borja, adquiriu alguns hectares de terra e cabeças de gado em 1974. Agora, além de técnico e líder classista, se tornava produtor rural. Em 1983, casou com Sandra Maria Batista Heinze.
Sua trajetória política iniciou, em 1989, pelas mãos do saudoso José Pereira Alvarez – o Jucão – então prefeito de São Borja, que o convidou para ser secretário da Agricultura. Missão aceita e com excelente trabalho prestado se elegeu prefeito do município. De 93 a 96, comandou um governo que alcançou destaque estadual e ficou marcado pela construção da primeira grande obra do Mercosul – a ponte internacional que liga São Borja a Santo Tomé, na Argentina. Sua gestão foi avaliada como a sexta melhor do estado.
Em seguida, surgiu o desafio da candidatura a deputado federal, vitória política que alcançou no esteio desse mandato como prefeito e da luta que já fazia em favor da agropecuária. Foram 63.606 votos na eleição de 1998. Reeleito em três outras eleições, sempre bateu recordes de votação e em todas foi o primeiro do partido. Em 2014, concorrendo ao quinto mandato consecutivo, foi o deputado federal mais votado entre os gaúchos. Quatrocentos e setenta e cinco municípios – em um total de 497 – confirmaram a confiança em Heinze.
Foi por isso que, desde o primeiro dia em que chegou a Brasília, encampou brigas ferrenhas em favor da produção de alimentos. E fez isso não apenas para defender uma classe, mas também porque sabe que o bom resultado do setor primário necessariamente repercute em toda a sociedade. Para cada emprego gerado no campo, outras duas vagas são abertas nas cidades.
Em cinco mandatos na Câmara dos Deputados grandes soluções para o país passaram por suas mãos. Já no primeiro, assumiu a presidência da Comissão da Agricultura da Câmara dos Deputados e ficou conhecido nacionalmente por enfrentar o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – o MST – que resultou na “MP das Invasões”. Logo depois veio a Lei do Seguro Agrícola; o refinanciamento das dívidas como a securitização, Pesa e Recoop; o Banco da Terra – que beneficiou mais de 10 mil famílias no Rio Grande do Sul; a isenção do PIS e Cofins incidentes sobre os alimentos e insumos agrícolas; o incentivo ao cooperativismo de crédito; os novos programas e taxas de juros menores para o crédito rural; o novo Código Florestal brasileiro; as medidas para conter o avanço nas demarcações de terras indígenas; o fim do emplacamento de tratores; e a lei que permitiu a liquidação dos débitos dos produtores rurais inscritos em Dívida Ativa da União – quase um milhão de produtores foram beneficiados – mais de 200 mil só no Rio Grande do Sul.
Os valores em emendas parlamentares e recursos extras destinados aos municípios para áreas como saúde, educação, segurança e infraestrutura beneficiaram mais de 300 municípios gaúchos e somam quase 400 milhões de reais. A dor causada pelas tragédias climáticas também encontrou amparo no trabalho de Luis Carlos Heinze – mais de 300 milhões de reais foram aplicados em ações para amenizar o sofrimento das famílias atingidas. Para as Apae´s, mais de 50 unidades foram contempladas com transporte escolar. O trabalho e o empenho de Heinze também garantiram a retomada das obras de 238 creches em 107 municípios.
Luis Carlos Heinze é a expressão mais completa de um político sério e comprometido com seus eleitores. A vocação para servir, com muita responsabilidade e trabalho resultou no título de melhor parlamentar do Brasil, segundo o Ranking dos Políticos. Certamente não será difícil para os gaúchos e brasileiros, traçarem um perfil do homem público Luis Carlos Heinze, com suas virtudes de integridade moral, lealdade, espírito público e vocação pela política. Mas com igual certeza não será fácil conhecer em abrangência e profundidade a sua personalidade muito rica, pela sua postura e comportamento de atuar em silêncio, com resultados e avesso a atitudes espetaculares.
Em 2018, a eleição para o Senado Federal, em primeiro lugar, com 2.316.365 votos, foi motivo para celebrar a atuação de um dos mais competentes líderes políticos do estado, reconhecido em todo o Brasil. Trabalho que serve de lição e exemplo para quem sonha com uma Nação mais próspera e justa.
Rua General Osório, 1775
Centro
CEP 97670-000
Telefone: (55) 3431 2538
E-mail: escritorioheinzesb@gmail.com
Senado Federal – Anexo II
Ala Afonso Arinos – Gabinete 05
CEP: 70165-900
Telefones: (61) 3303-4124 / 4122
Email: sen.luiscarlosheinze@senado.leg.br
Rua Riachuelo, 1098 – Sala 504.
Edifício Tribuno
CEP: 90010-270
Telefone: (51) 3398-4604
Email: gabineteheinzepoars@gmail.com